quinta-feira, 5 de junho de 2008

O que é a Biomecânica


Biomecânica


A biomecânica define-se como “a aplicação dos princípios da mecânica ao estudo dos sistemas biológicos”. Ou seja, o estudo dos sistemas biológicos baseado nos critérios, leis e princípios da mecânica. Hay (1978), descreve a Biomecânica como sendo a ciência que estuda as forças internas e externas que actuam no corpo humano e, os efeitos produzidos por essas forças.


O estudo da biomecânica do movimento humano aborda os seguintes conteúdos:
- descrição do movimento de uma partícula — cinemática linear e angular
- definição de força e o seu papel no movimento humano — cinética linear e angular;
- demonstração de técnicas biomecânicas utilizadas na análise do movimento.
A descrição do movimento humano - a cinemática
O estudo do movimento, permitiu defini-lo como um conjunto de interacções biológicas e mecânicas bastante complexas. Este estudo parte principalmente de perspectivas e princípios neurofisiológicos e biomecânicos - abordagem neuromecânica (Enoka, 2002).
A descrição pormenorizada e precisa do movimento humano tem necessariamente que utilizar os termos posição, velocidade e aceleração. A esta descrição da forma, padrão ou sequência do movimento, tendo em conta o tempo e o espaço, chamamos Cinemática. Este conceito engloba duas vertentes: a cinemática linear e a cinemática angular. A primeira vertente é utilizada para descrever os movimentos onde todas as partes do objecto sofrem um deslocamento igual (distância, direcção e tempo) — movimentos de translação. O movimento angular acontece quando as diferentes partes do objecto não experienciam o mesmo deslocamento, ocorrendo um rotação.
As técnicas desportivas combinam, na maior parte das vezes, estes dois tipos de movimento (linear e angular).

Sem comentários: